quinta-feira, 15 de maio de 2008

Reflexologia

A reflexologia contempla muitos dos princípios da acupuntura e a massagem sendo por isso apontada a sua origem à China antiga de há 5000 anos atrás, embora na realidade as informações obtidas a partir dos estudos realizados indicam que a sua origem remonta de muitos antes correspondendo às culturas egípcias e babilónica de entre 2500 e 2330 A.C. A única certeza do passado da reflexologia é que surgiu quando as terapias de pressão eram conhecidas como uma forma de medicina preventiva e terapêutica.

A acupuntura e a reflexologia tem uma forte ligação pois ambos baseiam-se em terapias energéticas e de meridianos, já que ambos propõem a ideia de que as linhas de energia ligam as mãos e os pés a diversas partes do corpo, e assim todo o corpo pode ser tratado mediante o trabalho nas áreas reflexas.

Afinal o que é a reflexologia?

A reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica, através de aplicação de pressões específicas em pontos reflexos especialmente nos pés embora também possa ser feita nas mãos. É de carácter holística pois não isolam uma doença para tratar os seus sintomas senão que tratam a pessoa como um todo com o objectivo de induzir um estado de equilíbrio e harmonia.
É uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as aras reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo.
Os pés representam um microcosmo do corpo tendo todos os órgãos glândulas que estão dispostos num arranjo similar nos pés. Também a representação microcósmica de partes do corpo manifesta-se na íris do olho, na orelha e nas mãos. Contudo, as zonas reflexas dos pés são mais fáceis de localizar porque cobrem uma área maior e são mais específicas, por isso é mais fácil trabalhar com elas.
A técnica da reflexologia consiste na aplicação de pressão, em áreas reflexas com os dedos das mãos de maneira específica provocando mudanças fisiológicas no corpo. Estas técnicas são fáceis de aprender não sendo preciso anos de treino para serem aplicados eficazmente.
Em conclusão o que procura a reflexologia é ajudar a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando as áreas pouco activas e acalmando as áreas hiperactivas. Estando todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, sendo assim qualquer coisa que afecte uma parte do organismo afectara todos.
www.mulherconsciente.com.br/.../pic2_s7_ed3.gif

Saber mais:

http://www.portugalnet.pt/pnet/artigoviver.asp?cod_artigo=4784
http://www.sensiart.com/Paginas/Massagem/Reflexologia_Mapa.htm

Massagens


As massagens constituem uma das terapias mais antigas conhecidas e utilizadas pelo Homem, num primeiro plano o Homem oriental e ultimamente num segundo plano, com uma grande expansão de mercado devido à globalização e interculturismo, o Homem ocidental. Cada um deles tem objectivos diferentes a atingir na aplicação da massagem, pois enquanto o Homem ocidental as aplica para o tratamento de traumas/transtornos físicos como a polimelitis, dores articulares, etc, o homem oriental aplica-os para avaliar o cansaço, a pesadez, a rigidez dos ombros e até o stress.

Então o que são as massagens?

Massagem é a prática de aplicar força ou vibração sobre tecidos macios do corpo, incluindo músculos, tecidos conectivos, tendões, ligamentos para estimular a circulação, a mobilidade e a elasticidade.
As massagens fundamentam-se no principio subjacente que diz que toda a informação recebida pelo individuo deve ser recebida primeiro pelo corpo e a forma em que é recebida afecta directamente ou indirectamente a maneira como o cérebro a recebe vice-versa, itoé, o corpo influência na mente e a mente no corpo. A função ou objectivo das massagens é tentar unificar, coordenar, integrar o corpo e mente estimulando os nervos e músculos, baseando-se na teoria de que cada parte do corpo/organismo é controlada por um nervo espinal.
A pressão suave das gemas dos dedos emprega-se para suprimir a função nervosa e uma pressão maior para estimula-la.
Embora hoje em dia existe uma grande diversidade de massagens há algumas mais básicas e primordiais, por isso há dois grandes grupos de massagens que se destacam: as massagens com óleos e as massagens “secas”. Foi a partir destes que nasceram as centenas de novas correntes e estilos de massagens diferentes. Já existem desde massagens para bebés e idosos até massagens cosméticas.


Tipos de massagens:

Medicina Oriental


Nos últimos anos no mundo ocidental tem havido um incremente do interesse e índices de participação nos diversos aspectos que constituem a medicina oriental tasl como, por exmplo a acupuntura, as massagens e ervas medicinais. Os conceitos e fundamentos da medicina oriental datam de há muito tempo atrás, mais especificamente de tempos pré-históricos, oriundos do taoisma (escolha do pensamento no mundo/cultura oriental).




Os taoistas baseiam a sua teoria em três aspectos de vital importância:

a) O Yin é o plo negativo que corresponde a tendência para a expansão. Exemplos: o feminino, o passivo, a Terra,
a Lua.







b) O Yan é o outro dos pólos que correesponde a tendência para contradição sendo exemplos o pólo positivo, o masculino, o activo, Sol, o esplêndido, e a guerra.

c) O ki/chi/prana é a energia dinâmica e/ou equilíbrio existente entre o yin e o yang. Exemplos: a comida bebida etc. eles fornece-nos energia.


Para os taoistas há um constante movimento entre os dois pólos o Yin e o Yang que criam uma energia/vibração (Ki) que é a força propulsora de todos os fenómenos biológicos.
O Yin e Yang são forças complementares que devem equilibrar-se para criar uma atmosfera de saúde e bem-estar, isto é, estabelecer as condições correctas e propicias entre a pessoa e o universo.

O objectivo da medicina oriental é regular a ingestão da comida e bebida para maximizar o fluxo harmónico do Ki dentro do organismo pois, ao comer, beber recebemos uma determinada energia que pode ter efeitos positivos ou negativos de acordo com a acção calibradora do Yin e do Yang.


Entre os vários tipos de medicina oriental encontramos: Acupuntura, massagens, Yoga/meditação e reflexologia.


A acupuntura é uma técnica médica chinesa tradicional baseada na estimulação de determinados pontos do corpo para estabelecer ou restabelecer o equilíbrio entre os distintos compostos químicos.
Foi descoberta pelos chineses há milhões de anos por acaso, pois foi quando observaram que os soldados que eram feridos com setas recuperavam-se milagrosamente, de doenças que tinham padecido a vários anos dos quais para a medicina convencional não existia cura.
A acupuntura consiste na inserção de agulhas em determinados pontos do corpo onde considera-se que flúi a energia vitral (chi). Os antigos chineses identificaram 26 “meridianos”, vias ou canais do organismo pelo qual flúi o Chi. Estes “meridianos” juntam uma série de pontos onde a energia e o sangue convergem.




A acupuntura segue os seguintes passos:


1º - Localiza-se/descobre-se o ponto de obstrução (bloqueio do fluxo normal de energia);
2º - Inserta-se a agulha na pele cuja profundidade e tempo de colocação podem variar consideravelmente de acordo com a doença que se tem. O tempo, por exemplo, pode variar consoante a doença que a pessoa apresenta.
Foi em 1958 que começou-se a utilizar a acupuntura como anestesia experimentada para avaliar a dor pós-operatório.
Actualmente também se aplica a dores crónicas, adição das drogas, atritis e doenças mentais.




Saber mais e algumas imagens em:

http://www.alcione.cl/nuevo/var/misc/medicina/LaAcupuntura01.gif

http://www.alvorecer.org.br/jornal/no_26_junho/img/acupuntura1.gif

Medicina Alternativa


Cada vez mais as pessoas viram-se para a medicina alternativa a procura de uma solução ou cura para os seus males, visto que nalguns casos a medicina “normal”, não consegue responder.

Então o que é a medicina alternativa?

A medicina alternativa é uma espécie de medicina complementar, isto é, com os conceitos gerais da medicina convencional consegue aplicar novos métodos e técnicas para o tratamento de algumas doenças.
Para certos autores defensores deste tipo de medicina podemos considerar complementos ou suplementos da medicina ocidental convencional.
Este tem sido bastante aceite e aprovado quer pelos médicos convencionais, quer pelo público em geral. Contudo ainda há quem a receie com hostilidade realçando aqui, os profissionais da medicina tradicional.
A medicina alternativa tem uma longa história, pois a sua utilização data desde séculos antes de Cristo, onde o Homem pela necessidade de sobreviver e contactar com o mundo, arriscava sua vida o que por vezes ocasionava-lhe algumas feridas. Tratavam-nas com as plantas e outros objectos. Por isso, considera-se a medicina herbolária como uma medicina alternativa.

Existem diversos tipos de medicina alternativos entre os quais vale a pena destaques: medicina holística, medicina oriental, acupuntura, homeopatia, medicina quiropráctica, massagens, reflexologia, yoga, visualização, naturopatia, medicina antrosófica e medicina dos povos Indígenas americanos.

A medicina holística provem do dicionário grego mais especificamente da palavra de holos, cujo significado é o todo, isto é, ao contrário da medicina tradicional/convencional, que se enfoca principalmente em aspectos patológicos e individuais das pessoas a medicina holística estuda ou tenta estudar o ser na sua totalidade para termos o maior aproveitamento do nosso corpo no nosso dia-a-dia, para tal a medicina holística baseia em aspectos não aprofundados pela medicina convencional, pelo facto de serem subjectivos.

O lema da medicina holística é estar bem física e psicologicamente com nós próprios, isto é, sentirmo-nos bem com a pessoa que somos e/ou constituímos pois desta maneira, iremo-nos curando do interior para o exterior. Os defensores da medicina holística consideram que nos adoecemos devido a uma diminuição da resistência do nosso corpo causado por “forças” que exercem um efeito maior em nos, como por exemplo, medo, preocupação, stress emocional, substancias tóxicas presentes no ar e falta de repouso. Por isso, a medicina holística nos seus tratamentos da maior ênfases a aspectos emocionais sociais e espirituais da pessoa com o fim que a cura ou o sentido de bem estar ressurja do nosso interior e com a ajuda dos diversos estímulos do meio vaia aumentando o fluxo por nosso organismo até atingir o exterior e aqueles órgãos que estão mal para após conseguirmos estar em completa harmonia com nos próprio, com os outros e com o meio que nos rodeia.
Também a medicina holística refere que sentir-nos bem com nos mesmo e iniciar o processo de curação interna já é mais do que meio caminho percorrido para recuperarmos e prevenir próximas doenças.
Contudo, ela não é contra, em situações de grau maior, da ida á medicina convencional e da provável toma de comprimidos.
Em conclusão o objectivo da medicina holística é proporcionar uma orientação do sentido de vida da pessoa com via a ela atingir a harmonia e a felicidade com o meio e assim manter o próprio sentido de bem-estar e da saúde.