quinta-feira, 15 de maio de 2008

Medicina Oriental


Nos últimos anos no mundo ocidental tem havido um incremente do interesse e índices de participação nos diversos aspectos que constituem a medicina oriental tasl como, por exmplo a acupuntura, as massagens e ervas medicinais. Os conceitos e fundamentos da medicina oriental datam de há muito tempo atrás, mais especificamente de tempos pré-históricos, oriundos do taoisma (escolha do pensamento no mundo/cultura oriental).




Os taoistas baseiam a sua teoria em três aspectos de vital importância:

a) O Yin é o plo negativo que corresponde a tendência para a expansão. Exemplos: o feminino, o passivo, a Terra,
a Lua.







b) O Yan é o outro dos pólos que correesponde a tendência para contradição sendo exemplos o pólo positivo, o masculino, o activo, Sol, o esplêndido, e a guerra.

c) O ki/chi/prana é a energia dinâmica e/ou equilíbrio existente entre o yin e o yang. Exemplos: a comida bebida etc. eles fornece-nos energia.


Para os taoistas há um constante movimento entre os dois pólos o Yin e o Yang que criam uma energia/vibração (Ki) que é a força propulsora de todos os fenómenos biológicos.
O Yin e Yang são forças complementares que devem equilibrar-se para criar uma atmosfera de saúde e bem-estar, isto é, estabelecer as condições correctas e propicias entre a pessoa e o universo.

O objectivo da medicina oriental é regular a ingestão da comida e bebida para maximizar o fluxo harmónico do Ki dentro do organismo pois, ao comer, beber recebemos uma determinada energia que pode ter efeitos positivos ou negativos de acordo com a acção calibradora do Yin e do Yang.


Entre os vários tipos de medicina oriental encontramos: Acupuntura, massagens, Yoga/meditação e reflexologia.


A acupuntura é uma técnica médica chinesa tradicional baseada na estimulação de determinados pontos do corpo para estabelecer ou restabelecer o equilíbrio entre os distintos compostos químicos.
Foi descoberta pelos chineses há milhões de anos por acaso, pois foi quando observaram que os soldados que eram feridos com setas recuperavam-se milagrosamente, de doenças que tinham padecido a vários anos dos quais para a medicina convencional não existia cura.
A acupuntura consiste na inserção de agulhas em determinados pontos do corpo onde considera-se que flúi a energia vitral (chi). Os antigos chineses identificaram 26 “meridianos”, vias ou canais do organismo pelo qual flúi o Chi. Estes “meridianos” juntam uma série de pontos onde a energia e o sangue convergem.




A acupuntura segue os seguintes passos:


1º - Localiza-se/descobre-se o ponto de obstrução (bloqueio do fluxo normal de energia);
2º - Inserta-se a agulha na pele cuja profundidade e tempo de colocação podem variar consideravelmente de acordo com a doença que se tem. O tempo, por exemplo, pode variar consoante a doença que a pessoa apresenta.
Foi em 1958 que começou-se a utilizar a acupuntura como anestesia experimentada para avaliar a dor pós-operatório.
Actualmente também se aplica a dores crónicas, adição das drogas, atritis e doenças mentais.




Saber mais e algumas imagens em:

http://www.alcione.cl/nuevo/var/misc/medicina/LaAcupuntura01.gif

http://www.alvorecer.org.br/jornal/no_26_junho/img/acupuntura1.gif

Sem comentários: