Cada vez mais as pessoas viram-se para a medicina alternativa a procura de uma solução ou cura para os seus males, visto que nalguns casos a medicina “normal”, não consegue responder.
Então o que é a medicina alternativa?
A medicina alternativa é uma espécie de medicina complementar, isto é, com os conceitos gerais da medicina convencional consegue aplicar novos métodos e técnicas para o tratamento de algumas doenças.
Para certos autores defensores deste tipo de medicina podemos considerar complementos ou suplementos da medicina ocidental convencional.
Este tem sido bastante aceite e aprovado quer pelos médicos convencionais, quer pelo público em geral. Contudo ainda há quem a receie com hostilidade realçando aqui, os profissionais da medicina tradicional.
A medicina alternativa tem uma longa história, pois a sua utilização data desde séculos antes de Cristo, onde o Homem pela necessidade de sobreviver e contactar com o mundo, arriscava sua vida o que por vezes ocasionava-lhe algumas feridas. Tratavam-nas com as plantas e outros objectos. Por isso, considera-se a medicina herbolária como uma medicina alternativa.
Existem diversos tipos de medicina alternativos entre os quais vale a pena destaques: medicina holística, medicina oriental, acupuntura, homeopatia, medicina quiropráctica, massagens, reflexologia, yoga, visualização, naturopatia, medicina antrosófica e medicina dos povos Indígenas americanos.
A medicina holística provem do dicionário grego mais especificamente da palavra de holos, cujo significado é o todo, isto é, ao contrário da medicina tradicional/convencional, que se enfoca principalmente em aspectos patológicos e individuais das pessoas a medicina holística estuda ou tenta estudar o ser na sua totalidade para termos o maior aproveitamento do nosso corpo no nosso dia-a-dia, para tal a medicina holística baseia em aspectos não aprofundados pela medicina convencional, pelo facto de serem subjectivos.
O lema da medicina holística é estar bem física e psicologicamente com nós próprios, isto é, sentirmo-nos bem com a pessoa que somos e/ou constituímos pois desta maneira, iremo-nos curando do interior para o exterior. Os defensores da medicina holística consideram que nos adoecemos devido a uma diminuição da resistência do nosso corpo causado por “forças” que exercem um efeito maior em nos, como por exemplo, medo, preocupação, stress emocional, substancias tóxicas presentes no ar e falta de repouso. Por isso, a medicina holística nos seus tratamentos da maior ênfases a aspectos emocionais sociais e espirituais da pessoa com o fim que a cura ou o sentido de bem estar ressurja do nosso interior e com a ajuda dos diversos estímulos do meio vaia aumentando o fluxo por nosso organismo até atingir o exterior e aqueles órgãos que estão mal para após conseguirmos estar em completa harmonia com nos próprio, com os outros e com o meio que nos rodeia.
Também a medicina holística refere que sentir-nos bem com nos mesmo e iniciar o processo de curação interna já é mais do que meio caminho percorrido para recuperarmos e prevenir próximas doenças.
Contudo, ela não é contra, em situações de grau maior, da ida á medicina convencional e da provável toma de comprimidos.
Em conclusão o objectivo da medicina holística é proporcionar uma orientação do sentido de vida da pessoa com via a ela atingir a harmonia e a felicidade com o meio e assim manter o próprio sentido de bem-estar e da saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário